Por que os oceanos estão cheios de borrachas e pneus?

 

1- Por que os oceanos estão cheios de borrachas e pneus?

Os oceanos estão ficando cada vez mais repletos de lixos e contaminações que afeta todo meio ambiente.

Nos oceanos chegam haver vários tipos de resíduos que com tempo de degradação muito elevado, como bitucas de cigarro, latas, fraldas descartáveis, vidro, entulho de construção civil, concreto, pneus, tecidos, entre outros.

Tudo começa nas beiras das praias onde são depositados lixos e outros largados em alto mar, por pessoas que não tem consciencia do impacto de suas ações. 

E pelo andar   dos acontecimentos  os cientistas acreditam que a situação tende a piorar. 

Um relatório recente, divulgado pelo governo britânico, concluiu que até 2025 os oceanos do planeta estarão três vezes mais poluídos com plástico, pois não existem esforços para mudar essa situação e o ser humano continua supervalorizando seus interesses e menosprezando os interesses coletivos.

Outro estudo, tornado público em 2016 no Fórum Econômico Mundial de Davos, afirmou que até 2050 os mares da Terra terão mais pedaços desse produto do que peixes. 

Os materiais feitos de borracha são materiais que levam pelo menos 450 anos para serem totalmente decompostos.

2- De que maneira a borracha e os pneus podem prejudicar o meio ambiente?

A borracha e os pneus podem prejudicar o meio ambiente de várias maneiras:

1. Descarte inadequado:

O descarte inadequado de pneus usados é um problema ambiental significativo. Muitas vezes, os pneus usados são deixados em aterros sanitários ou lixões a céu aberto, onde podem acumular água e se tornar criadouros de mosquitos, representando riscos à saúde pública. Quando queimados, os pneus liberam poluentes atmosféricos prejudiciais.

2. Poluição química: 

Os pneus contêm uma variedade de produtos químicos, como compostos orgânicos voláteis (COVs), metais pesados e poliaromáticos. Quando os pneus se degradam, seja por ação do tempo ou pelo atrito na estrada, esses produtos químicos podem ser liberados no ambiente, poluindo o solo e a água.

3. Microplásticos: 

A degradação de pneus de borracha na estrada pode criar partículas microscópicas de plástico, conhecidas como microplásticos. Esses microplásticos podem ser lavados pela chuva para rios e oceanos, onde se tornam uma fonte crescente de poluição marinha.

4. Incêndios em aterros de pneus: 

A acumulação inadequada de pneus usados em aterros sanitários ou em locais inadequados aumenta o risco de incêndios. Incêndios em aterros de pneus liberam fumaça tóxica e poluentes no ar, causando impactos negativos na qualidade do ar e na saúde humana.

5. Desperdício de recursos naturais: 

A fabricação de pneus requer o uso de borracha natural e sintética, bem como outros recursos naturais. O descarte prematuro de pneus e a necessidade constante de substituição de pneus usados contribuem para o desperdício de recursos valiosos.

6. Impactos na vida selvagem: 

Pneus descartados em áreas naturais podem representar armadilhas mortais para a vida selvagem. Pequenos animais, como roedores e insetos, podem encontrar abrigo dentro dos pneus, enquanto animais maiores, como aves e répteis, podem ficar presos neles.

3- O que é preciso fazer para combater essa poluição nos mares e oceanos?

Para mitigar esses impactos ambientais, muitos esforços estão sendo feitos para reciclar e reutilizar pneus usados. 

A reciclagem de pneus pode incluir a produção de asfalto de borracha, materiais de construção e outros produtos. 

Além disso, é importante promover o descarte adequado de pneus usados em locais de reciclagem designados ou instalações de eliminação de resíduos apropriadas para minimizar os impactos negativos no meio ambiente.


4- Referências bibliográficas:

PLANETA. Mar de plástico. 2018. Disponível em: https://revistaplaneta.com.br/mar-de-plastico-2/. Acesso em: 30 out. 2023.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem