Quais plantas da Amazônia são consideradas sagradas?

 


A Amazônia é uma região rica em biodiversidade e cultura, e abriga diversas plantas que são consideradas sagradas para as comunidades indígenas e outros grupos tradicionais. 

Essas plantas desempenham um papel fundamental em rituais religiosos, cerimônias xamânicas e na medicina tradicional. 

Algumas das plantas sagradas da Amazônia incluem:


1. Ayahuasca (Banisteriopsis caapi) e Chacruna (Psychotria viridis)

A ayahuasca que é um chá feito a partir de duas plantas, o mariri e a chacrona que são usada em rituais xamânicos conhecidos como "cerimônias de ayahuasca." 

Ela é consumida juntamente com outras plantas para induzir estados de consciência alterados, permitindo a comunicação com o mundo espiritual e a cura de doenças físicas e emocionais.

A chacruna contêm em suas folhas a substância psicoativa DMT (dimetiltriptamina), que atua em conjunto com os alcaloides da ayahuasca para produzir experiências espirituais.


3. Jurema (Mimosa spp.):

A jurema é uma planta usada por várias comunidades indígenas na Amazônia em rituais xamânicos e cerimônias religiosas. Ela é considerada sagrada e tem propriedades psicoativas.

4. Sananga (Tabernaemontana spp.): 

A sananga é uma planta utilizada tradicionalmente por povos indígenas da Amazônia para a preparação de colírios medicinais. Ela também é usada em cerimônias espirituais para limpeza e purificação.


5. Toé (Brugmansia spp.):

O toé, também conhecido como trombeta, é uma planta psicoativa que é usada em rituais xamânicos. Suas folhas e flores contêm alcaloides psicoativos, e é considerado uma planta extremamente poderosa e sagrada.


6. Coca (Erythroxylum coca):

A folha de coca é uma planta sagrada para muitos povos indígenas da Amazônia. 

Ela é mastigada como parte de rituais e tradições culturais, fornecendo energia e estimulação.


7. Cumaru (Dipteryx odorata):

As sementes de cumaru são usadas em rituais de proteção e purificação em algumas tradições indígenas da Amazônia. Elas também são usadas para fazer colares e amuletos.


1- É preciso cuidados ao consumir essas plantas?

É importante notar que o uso dessas plantas é muitas vezes acompanhado por práticas espirituais e culturais específicas, e o respeito pelas tradições e conhecimentos indígenas é fundamental. 

Além disso, algumas dessas plantas contêm substâncias psicoativas e devem ser utilizadas com cuidado e sob a orientação de xamãs ou pessoas com experiência, em ambientes com fins espirituais.

Nunca devem ser consumidas por pessoas desacompanhadas ou sem uma autorização legal.

 Não deve adquirir em sites comerciais pois elas por lei são para uso religioso e ritualístico com finalidade de transcendência espiritual, concentração mental e auto-conhecimento.  

Além disso, pessoas criminosas com fins financeiros, separam os princípios ativos e transformam essas plantas em drogas laboraboratoriais que viram substâncias proibidas legalmente. 

A preservação das tradições e conhecimentos indígenas é essencial para a conservação dessas plantas sagradas e para a compreensão de sua importância na cultura amazônica.

Amar e respeitar a natureza e os conhecimentos indígenas ancestrais podem ser de grande valia para a preservação do meio ambiente e da evolução da humanidade. 


O uso Ritual da Ayahuasca

A coletânea de 25 artigos, escritos por autores de 7 países, aborda o consumo da ayahuasca, uma bebida feita a partir de plantas amazônicas, representando um amplo esforço de reflexão no Brasil. 
O livro explora os usos rituais desse alucinógeno, desde populações indígenas e seringueiros na Amazônia até religiões ayahuasqueiras brasileiras como Santo Daime e União do Vegetal. 

Essas religiões se expandiram para áreas urbanas e internacionais, congregando milhares de adeptos. 

O livro também considera o debate sobre substâncias psicoativas na sociedade e reúne perspectivas da medicina, psicologia e etnofarmacologia sobre os usos rituais da ayahuasca. Uma visão completa do fenômeno cultural e espiritual relacionado à ayahuasca..



Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

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