1- O que é sananga?
A Sananga é uma substância feita a partir de plantas que é usada tradicionalmente por algumas populações indígenas da Amazônia, especialmente na região do Brasil e da Colômbia.
Ela é preparada a partir da raiz e da casca de plantas, principalmente da espécie Tabernaemontana sananho.
A Sananga é conhecida por suas propriedades medicinais e terapêuticas, e é usada em rituais e cerimônias tradicionais.
A Sananga é geralmente administrada na forma de colírio ou gotas nos olhos.
Seu uso tradicional está relacionado a várias crenças, incluindo a ideia de que ela pode purificar os olhos, aumentar a visão espiritual, melhorar a clareza mental e reduzir problemas oculares, como conjuntivite.
Nos últimos anos, a Sananga ganhou popularidade fora das comunidades indígenas, especialmente em círculos espirituais e terapêuticos alternativos.
Algumas pessoas acreditam que a Sananga pode oferecer benefícios terapêuticos e espirituais, embora a pesquisa científica sobre essas alegações ainda seja limitada e em grande parte inconclusiva, por isso é importante valorizar os conhecimentos tradicionais indígenas e buscar mais conhecimentos científicos desse conhecimento ancestral.
2- O que é importante considerar antes de usar a sananga?
É importante observar que o uso da Sananga deve ser realizado com cautela e sob a supervisão de pessoas experientes, como xamãs ou curandeiros, quando usada em contextos tradicionais ou espirituais.
Além disso, antes de usar qualquer substância para fins medicinais ou terapêuticos, é aconselhável consultar um profissional de saúde que tenha conhecimento teórico e prático e que seja qualificado em tradicções e plantas medicinais da floresta para obter orientação adequada, e entender as indicações e contra indicações para que seja feito um uso seguro.