Essa data foi escolhida por coincidir com o início da primavera, estação do ano conhecida pelo renascimento da natureza e pelo florescimento das árvores.
👉O objetivo dessa celebração é conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e do meio ambiente, além de estimular ações de reflorestamento e cuidado com a natureza.
Durante essa data, são realizadas diversas atividades, como plantio de árvores, palestras, exposições e campanhas educativas.
É uma oportunidade para destacar a relevância das árvores:
- na manutenção do equilíbrio ecológico, pois áreas arborizadas ajudam a regular o clima, criando sombras que reduzem as temperaturas no ambiente a equilibram a evaporização da água através da transpiração das folhas que aumenta a umidade do meio ambiente.
- na produção de oxigênio, através do processo chamado fotossíntese, absovem o gás carbônico e libera oxigênio, deixando o ar mais úmido e fresco, contribuindo para a boa qualidade do ar que respiramos;
- na conservação dos recursos hídricos, pois elas atuam retendo os sedimentos, reduzindo a poluição das águas através das suas raizes e protegem as encostas dos rios evitando desmoronamentos e enchentes;
- na proteção da biodiversidade, pois elas oferecem abrigo e habitat para os animais, aves, insetos e até plantas epífetas que crescem nos galhos que contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas.
Infelizmente nesse ano de 2023 iniciamos a primavera com um calor nunca visto nos verões do nosso país.
👉O que se torna muito preocupante para um futuro próximo, pois a Europa e a América do Norte passou recentemente por um calor muito intenso que chegou a mais de 50 graus de temperatura.
A Amazônia é um grande berço de centenas de espécies de árvores que estão sendo maltratadas e extintas. Sendo que um dos maiores potenciais delas são os poderes medicinais que estão sendo negligenciadas, pois a pesquisa de plantas medicinais no Brasil ainda enfrenta muitas dificuldades que estão entre preconceitos e interesses financeiros.
Enquanto isso, as árvores das nossas florestas estão sendo cortadas para uma ampla variedade de usos em diferentes setores e indústrias.
👉Um dos maiores setores do uso de madeira é a indústria madeireira na:
- fabricação de móveis,
- construção de casas,
- estruturas de edifícios,
- pisos,
- portas,
- janelas
- uma variedade de produtos de madeira.
👉Outra forma muito onde madeira das árvores cortadas é muito usada é a da fabricação de papel e celulose.
A indústria de papel e celulose utiliza árvores para:
- produzir papel,
- papelão,
- embalagens,
- produtos de papel relacionados.
👉A madeira é processada em uma polpa fibrosa que pode ser transformada em papel.
👉As árvores também são usadas como fonte de energia.
👉Além disso, a biomassa florestal é usada para gerar eletricidade e calor em usinas termoelétricas.
É importante ressaltar que o corte de árvores deve ser realizado de forma sustentável, seguindo práticas de manejo florestal responsável, para garantir a conservação dos ecossistemas e a reposição das árvores cortadas.
👉Mas é muito importante que autoridades governamentais desenvolvam políticas de estimular empresas que substituam o uso das árvores como matérias prima por outras tecnologias mais sustentáveis e que garantam a preservação do nosso meio ambiente.
Quem achava que árvores não faziam falta, apartir de agora pode começar sentir a falta que pode fazer uma sombra pode proporcinar, pois o aquecimento global é uma realidade escancarada na nossa porta.
Belas paisagens de árvores com flores e frutos podem proporcionar mais saúde, mais bem estar e proteção da nossa natureza e preservação do meio ambiente, tanto da fauna como da nossa flora.
É preciso educar para cuidar e para mudar conceitos culturais arraigados que levam a devastação por outros conceitos que motivem as pessoas a valorizar mais a natureza e as nossas árvores, que podem gerar tantos benefícios como preservação das águas, da temperatura ambiental amena, da nossa fonte de alimentos e da nossa saúde.
Reunindo imagens captadas pelos mais renomados fotógrafos brasileiros e textos de importantes personalidades, a Coleção Imagens do Brasil apresenta as belezas desse país tão singular.Neste livro, Brasil, as fotografias de Araquém Alcântara e o texto de José Pedro de Oliveira Costa mostram o patrimônio natural e cultural deste país, envolvendo sua fauna, sua flora, seu povo, suas festas e suas paisagens.
Referências bibliográficas:
APREFLORESTAS. As possibilidades para a biomassa florestal. 2019. Disponível em: https://apreflorestas.com.br/noticias/as-possibilidades-para-a-biomassa-florestal/. Acesso em: 21 set. 2023.
FARIAS, Elaíze. Amazônia em Chamas: retirada de madeira contribui para o desmatamento. 2019. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/amazonia-em-chamas-retirada-de-madeira-contribui-para-o-desmatamento/. Acesso em: 21 set. 2023.
ESTADÃO. EUA, Europa e Japão enfrentam ondas de calor extremo de até 54° C. 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/amp/internacional/eua-europa-e-japao-enfrentam-ondas-de-calor-extremo-e-ate-ponto-turistico-e-fechado/. Acesso em: 21 nov. 2023.
👉Como citar esse artigo:
SILVÉRIO, Silviane. Por que dia 21 de Setembro é o dia da Árvore? 2023. Disponível em: https://amazoniaflorestamedicinal.blogspot.com/2023/09/viva-o-dia-da-arvore-21-de-setembro.html. Acesso em: dia mês. ano.