Costus juruanus, planta amazônica desaparecida por mais de 100 anos



Costus juruanus é uma planta do gênero Costus encontrada principalmente na Amazônia. 

Esta planta é uma espécie tropical que pertence à família Costaceae. 

É uma planta rara só pode ser encontrada no extremo oeste do Acre, às margens do Rio Tarauacá.



Segundo pesquisadores ela é chamada de cana-de-macaco ou cana-de-jabuti pelos indígenas e ribeirinho e ela foi vista após alguns anos de expedição dentro da Amazônia e depois de 100 anos desde que foi registada pela primeira vez e eles já conseguiram reproduzi-la em laboratório e ela já está dando flores. 

Os pesquisadores explicam que outras espécies podem ser encontradas na mata atlântica, mas a Costus juruanus é bem específica.

A expedição de pesquisadores contaram com ajuda de guias locais, entre eles um indígena que conhecia bastante a região. 

Ao saber o que os estudiosos procuravam, o cacique de uma aldeia próxima, soube dizer onde encontrar a planta.

Os indígenas usam algumas espécies dessa família como diurético e como forma de combater pressão alta, melhorar circulação sanguínea, mas especificamente a C. juruanus não tem uso medicinal conhecido pelos indígenas, ela é conhecida apenas pela sua beleza. 

 Os pesquisadores afirmam que farão um estudo genético para poder identifica-la melhor. 

Embora haja informações limitadas disponíveis sobre as propriedades específicas desta planta, aqui estão algumas características gerais das espécies do gênero Costus:

1. Plantas ornamentais: 

Muitas espécies de Costus são cultivadas como plantas ornamentais devido às suas flores vistosas e folhagem atraente. Elas são frequentemente utilizadas em paisagismo de jardins tropicais.

2. Flores vistosas: 

As flores do gênero Costus são geralmente grandes, coloridas e chamativas, o que as torna populares para fins decorativos.

3. Uso tradicional: 

Em algumas culturas indígenas da Amazônia, as espécies do gênero Costus, como Costus spiralis, são usadas com propósitos medicinais. No entanto, essas aplicações variam de acordo com a espécie e a cultura local.

4. Diversidade: 

O gênero Costus é muito diversificado e inclui muitas espécies diferentes, cada uma com suas próprias características específicas.

5. Poucas informações científicas: 

Há uma falta de informações científicas substanciais sobre as propriedades específicas da Costus juruanus, pois a pesquisa botânica e botânica econômica na Amazônia é um campo em desenvolvimento e muitas espécies ainda não foram completamente estudadas.

Como acontece com qualquer planta, é importante ter em mente que as propriedades e usos específicos podem variar entre diferentes espécies de Costus. 

Lembre-se que é recomendável procurar orientação de botânicos, etnobotânicos ou profissionais de saúde com conhecimento na área. 

Também é recomendado que a coleta de plantas na natureza deve ser feita de forma responsável e sustentável, em conformidade com as leis locais e com o objetivo de preservar a biodiversidade, principalmente quando se trata de plantas raras ou vias de extinção. 

Referências bibliográficas:

G1, Pesquisadores reencontram planta rara no AC registrada pela primeira vez há mais de 100 anos. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/ac/acre/natureza/amazonia/noticia/2021/02/14/pesquisadores-reencontram-planta-rara-no-ac-registrada-pela-primeira-vez-ha-mais-de-100-anos.ghtml. Acesso em: 22 out. 2023.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem