Quantos povos indígenas ainda existem no Brasil?

O Brasil é lar de uma grande diversidade de povos indígenas, e o número exato de grupos é variável devido à complexidade e diversidade cultural do país. 

De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e outros órgãos de pesquisa, estima-se que existam mais de 300 povos indígenas no Brasil, cada um com sua própria língua, cultura, e território tradicional.

Segundo os primeiros resultados do Censo IBGE 2022, a população indígena atual é de 1.693.535 pessoas, o que corresponde a 0,83% do total do Brasil. No Censo de 2010, os mais de 305 povos indígenas somavam 896.917 pessoas.

1- Onde habitam os povos indígenas brasileiros?

Esses povos habitam diferentes regiões do país:

  •  a Amazônia, 
  • o cerrado, 
  • o Pantanal, 
  • o Nordeste, 
  • o Sul. 

Cada grupo possui sua própria história, modos de vida e desafios específicos, e desempenha um papel fundamental na preservação da diversidade cultural e ambiental do Brasil. 

É importante respeitar e proteger os direitos e territórios dos povos indígenas para garantir sua sobrevivência e contribuição para a sociedade brasileira.

2- Quais os nomes desses povos que ainda existem no Brasil?

Aqui está uma lista de alguns dos povos indígenas que vivem no Brasil, organizados por estado (UF) e família linguística. 

Vale ressaltar que esta lista não é exaustiva, pois existem muitosgrupos indígenas no país. 

Além disso, alguns grupos podem estar presentes em mais de um Estado.

Estado (UF)Povos Indígenas
Acre (AC)Ashaninka, Huni Kuin (Kaxinawá), Jaminawa, Manchineri, Shawãdawa, Yawanawá
Alagoas (AL)Kariri-Xocó, Karapotó, Xukuru-Kariri
Amapá (AP)Galibi-Marworno, Karipuna do Amapá, Palikur, Wajãpi
Amazonas (AM)Baniwa, Hupd'äh (Hup), Kambeba, Kaixana, Marubo, Matís, Munduruku, Nukini, Tikuna, Tukano, Tuyuka, Wanano (Piratapuyo), Yuhupde, Zo'é
Bahia (BA)Kiriri, Pankararé, Pankararu, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Tumbalalá
Ceará (CE)Anacé, Jenipapo-Kanindé
Distrito Federal (DF)Não aplicável (sem povos indígenas conhecidos)
Espírito Santo (ES)Puruborá
Goiás (GO)Xavante
Maranhão (MA)Apanyekrá (Canela Apanyekrá), Guajajara, Gavião Parkatêjê, Gavião Pykopjê, Guajá, Krikatí, Krenyê, Urubu-Kaapor, Krenak, Gamela
Mato Grosso (MT)Bakairi, Bororo, Enawenê-Nawê, Ikpeng (Kamaiurá), Irantxe, Kayabi (Mebengôkre Kayapó), Karajá do Norte (Karajá), Matipu, Tapirapé, Xavante
Mato Grosso do Sul (MS)Guarani, Kaiowá, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Ofaié, Bororo
Minas Gerais (MG)Maxakali, Pankararú
Pará (PA)Aikewara, Arara do Rio Amônia, Arara do Rio Branco, Araweté, Arapium, Asurini do Tocantins, Asurini do Xingu, Awa Guajá, Gavião Akrãtikatêjê, Gavião Kykatejê, Gavião Pykopjê, Juruna (Yudja), Kayapó, Kaxuyana, Kayabi (Mebengôkre Kayapó), Krenak, Mbyá, Munduruku, Parakanã, Tembé, Xikrin (Mebengôkre), Zo'é
Paraíba (PB)Potiguara
Paraná (PR)Guarani
Pernambuco (PE)Fulni-ô, Kapinawa, Pankaiuká, Pipipã, Pankararé
Piauí (PI)Tabajara
Rio de Janeiro (RJ)Guarani
Rio Grande do Norte (RN)Pitaguary
Rio Grande do Sul (RS)Guarani, Kaingang
Rondônia (RO)Amondawa, Arara Shawãdawa, Cinta Larga, Karipuna de Rondônia, Karitiana, Karipuna, Kaxarari, Oro Win
Roraima (RR)Macuxi, Taurepang, Wapichana, Yanomami
Santa Catarina (SC)Guarani, Xokleng
São Paulo (SP)Guarani, Kaingang, Tupiniquim, Xavante
Sergipe (SE)Kariri-Xokó
Tocantins (TO)Apinayé, Avá-Canoeiro, Javaé, Karajá do Norte, Karajá do Xambioá, Karajá do Araguaia, Karajá do Cantão, Kraho, Krahô-Kanela

Esta lista abrange uma ampla variedade de grupos étnicos e famílias linguísticas que compõem a rica diversidade dos povos indígenas no Brasil. 

Note que a presença e a distribuição dos grupos indígenas podem variar ao longo do tempo, devido a fatores demográficos, históricos e culturais.

3- Referências bibliográficas:

SOCIOAMBIENTAL. Quantos são? Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Quantos_s%C3%A3o%3F#:~:text=Segundo%20os%20primeiros%20resultados%20do,83%25%20do%20total%20do%20Brasil.. Acesso em: 7 out. 2023.

VALOR. Levantamento mostra 266 povos indígenas no Brasil. 2023. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/03/22/levantamento-mostra-266-povos-indigenas-no-brasil.ghtml. Acesso em: 7 out. 2023.

UOL. Povos indígenas no Brasil. S/D. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-populacao-indigena-no-brasil.htm. Acesso em: 7 out. 2023.



Índios no Brasil

O livro aborda a falta de compreensão sobre a história, o presente e o futuro dos povos indígenas no Brasil, destacando cinco ensaios que combinam história e antropologia para desmistificar preconceitos. Explora a evolução das percepções sobre os índios desde os colonizadores portugueses até os dias atuais. Discute como os índios foram inicialmente vistos como escravos e posteriormente como obstáculos à ocupação das terras. Examina a mudança na política indigenista de acordo com os interesses econômicos e por que a maioria das terras indígenas está na Amazônia. Aborda questões conceituais, como a identificação de quem é índio e a definição de cultura. Explora os fundamentos e a história dos direitos indígenas consagrados na Constituição. Destaca a mudança na perspectiva de integração, valorizando a diversidade cultural. Enfatiza a importância de compreender e incluir os povos indígenas na construção do futuro do Brasil, considerando sua presença e parceria como fundamentais para um país rico em biodiversidade e sociodiversidade.





Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem