Mão de Deus, um chá que auxilia a combater os vícios.



A erva Mão de Deus, Tithonia Diversifolia,  é chá misto com plantas como a chamada Mão de Deus que pode ajudar de forma complementar a reduzir a necessidade de manter os vícios.

A planta conhecida como "Mão-de-Deus" ou "Margaridão" tem o nome científico Tithonia diversifolia.

Ela é uma planta nativa das regiões tropicais da:
  • América Central 
  • América do Sul,  
  • México, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, entre outros. 

1- Quais as propriedades da planta Mão de Deus?

Propriedades e Usos:

A Tithonia diversifolia é conhecida por suas propriedades medicinais e é tradicionalmente usada na medicina popular em algumas regiões. 

👉Dentre suas possíveis propriedades, destacam-se:

  - Anti-inflamatória: 

Pode ser usada para reduzir a inflamação em algumas condições.

  - Cicatrizante: 

Acredita-se que a planta possa auxiliar na cicatrização de feridas e lesões.

  - Analgésica: 

Pode ter propriedades para aliviar a dor em alguns casos.

  - Antiparasitária: 

Em algumas culturas, acredita-se que a planta possa ajudar a combater parasitas.

2- Quais as indicações e contra indicações da planta Mão de Deus ?

Indicações e Contraindicações:

- As indicações e contraindicações específicas podem variar de acordo com a região e as práticas tradicionais. 

É importante notar que as propriedades medicinais da planta não foram amplamente estudadas cientificamente, e seu uso deve ser feito com cautela.

- Não existe uma lista abrangente de indicações e contraindicações amplamente aceitas para a Tithonia diversifolia. 

Antes de usar qualquer planta medicinal, é aconselhável consultar um profissional de saúde qualificado para avaliar sua segurança e eficácia.

É importante mencionar que o uso de plantas medicinais deve ser feito com responsabilidade, pois nem todas as plantas são seguras em todas as circunstâncias e podem interagir com medicamentos ou causar efeitos colaterais.



 A planta mão de Deus é uma planta nativa da Amazônia

A Tithonia diversifolia não é uma planta nativa da Amazônia, mas pode ser encontrada pela região e em várias em outras partes da América do Sul, onde é usada em práticas tradicionais de medicina popular.

3- Quais os benefícios do uso da Mão de Deus?


Seus principais benefícios estão no alívio que proporciona na síndrome de abstinência em doentes de:
  • alcoolismo, 
  • dependentes químicos, 
  • fumantes. 

Pesquisas apontam que os pacientes que usam a planta se sentem enjoados ao pensar em seus vícios e muitos dos pacientes que usaram esta planta em seus tratamentos conseguiram abandonar o vício.

Utilizada também no tratamento de distúrbios gástricos e hepáticos e como anti-inflamatória. 

Usado para atenuar a síndrome de abstinência a drogas psicotrópicas em dependentes químicos, como álcool, tabaco e outras.

Além do benefício para a diabetes podemos citar vários outros benefícios, começando pela ajuda no tratamento de distúrbios gástricos e hepáticos. 

Ela também é anti-inflamatória, ameniza os dois tipos de diabetes (e atua na prevenção da mesma), trata dores de cabeça, atenua diarreias, acaba com a febre, atua no tratamento da malária e da ascaridíase.

4- O que dizem as pesquisas a respeito do uso de Mão de Deus?

Num laboratório fizeram uma pesquisa usando a planta mão de Deus para verificar o seu potencial anti inflamtório e analgésico.

Para isso eles induziram a formação de edemas nas patas dos ratos com a aplicação de uma substância chamada carragenina que provoca uma inflamação e inchaço. Depois deram doses orais da planta Mão de Deus.

Após observação e estudo eles observaram como resultado a confirmação que o uso tradicional de Mão de Deus pode auxiliar nas condições inflamatórias e dolorosas. 

4- O que é o vício?

O vício é uma condição psicológica e física caracterizada pela dependência crônica de substâncias ou comportamentos, levando a busca compulsiva, apesar das consequências negativas. 


Existe alguns tipos de vícios principais:

1. Vício químico: 

Refere-se à dependência de substâncias psicoativas, como álcool, tabaco, drogas ilícitas e medicamentos prescritos. Isso envolve alterações no funcionamento do cérebro e pode resultar em sintomas de abstinência.

2. Vício comportamental: 

Envolve a dependência de comportamentos, como jogos de azar, compras compulsivas, pornografia, jogos de vídeo, internet, fofocas, entre outros. Essas atividades podem desencadear respostas de recompensa no cérebro.

Os vícios são associados à perda de controle, tolerância, abstinência e prejuízos na vida da pessoa. O tratamento inclui terapia, medicamentos (para vícios químicos), apoio de grupos de ajuda e mudanças no estilo de vida. Reconhecer e buscar ajuda são passos cruciais na recuperação e no gerenciamento do vício.

Lembre-se sempre de procurar um médico para prescrever seu tratamento. 

Caso queira complementar com produtos naturais consulte nossos fitoterapeutas.


8- Referências Bibliográficas:

UFSC, Horto Didático da. MÃO-DE-DEUS. 2020. Disponível em: https://hortodidatico.ufsc.br/mao-de-deus/. Acesso em: 9 out. 2023.


TUDOSOBREPLANTAS. Mão-de-deus (Tithonia diversifolia). 2015. Disponível em: https://tudosobreplantas.wordpress.com/tag/tithonia-diversifolia/. Acesso em: 9 out. 2023.


OWOYELE, Victor B; WURAOLA, Caleb O; SOLADOYE, Ayodele O; OLALEYE, Samuel B. Studies on the anti-inflammatory and analgesic properties of Tithonia diversifolia leaf extract. Journal Of Ethnopharmacology, [S.L.], v. 90, n. 2-3, p. 317-321, fev. 2004. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jep.2003.10.010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378874103003969. Acesso em: 9 out. 2023.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem